O BIM Mandate que em português traduzimos para Manual de BIM é um documento que auxilia a equipe na identificação e execução de cada fase do projeto assim como no gerenciamento durante todo o ciclo de vida de um empreendimento. Este documento é criado antes de iniciar um projeto e é utilizado para revisar e Implementar /Implantar o processo BIM, ao longo das fases de gerenciamento da construção.
Em poucas palavras o BIM Mandate é um Manual de BIM para um determinado empreendimento, ou seja, deverá conter todas as regras a serem seguidos para um determinado cliente e serviço. Pode variar de acordo com a tipologia do serviço, área de atuação, equipe, orçamento e prazo.
PARA QUE SERVE O BIM MANDATE?
O BIM Mandate serve para estabelecer normas e padrões para o desenvolvimento dos projetos, garantindo assim a integridade dos dados “i” do modelo BIM e a devida utilização das informações dos elementos contidas nele de acordo com as necessidades do cliente, como:
- Extração de quantitativos
- Lista de materiais
- Padrão de nomenclatura de objetos
- Análises de energia
- Utilização vinculada a EAP
- Compatibilização eficiente e prática no BIM
- Coordenação interna e externa
QUAIS SÃO OS TIPOS DE BIM MANDATE?
Existem “tipos” de BIM Mandate por exemplo: (1) projetistas, (2) construtoras e (3) incorporadoras que sabem o que é o BIM e porque precisam de tais informações. Os projetistas viram executores da própria obra, porem em um ambiente totalmente virtual.
Antes de se iniciar um projeto a incorporadora ou a construtora entrega para o projetista o seu próprio BIM Mandate, aonde ela dita as ‘’regras do jogo’’, valida todas as informações e diretrizes especificas com o seu negócio. A Construtora/Incorporadora cria esse BIM Mandate baseado no fluxo de trabalho Open BIM ou de uso com softwares exclusivos como no Revit e Archicad.
CONSTRUTORAS / INCORPORADORAS QUE NÃO SABEM BIM?
O recomendável seria cada Projetista ou o escritório de Projetos ter o seu próprio BIM Mandate neste caso, mostrando para o cliente o quão importante e eficaz é ter uma diretriz para os projetos e o potencial de uso no negócio. O projetista passa a vender mais serviços neste caso e agregando valor ao cliente.
Aproveitando que o seu cliente não sabe o que é BIM:
Recomende o nosso artigo “O QUE É BIM?“
QUAL A DIFERENÇA ENTRE BIM MANDATE (MANUAL BIM) E PLANO DE EXECUÇÃO BIM (BIM EXECUTION PLAN)
Uma dúvida bem comum é o mercado confundir ou compreender os dois como o mesmo assunto, porém esses documentos se tratam de objetivos diferentes. O Plano de Execução BIM (PEB) do inglês BIM Execution Plan (BEP) é um documento que descreve como Implementar/Implantar o BIM para um projeto específico em todas as fases do projeto, desde o Estudo preliminar (EP) ao Modelo liberado para obra (LO) com todas as informações que precisarão desenvolver pelos projetistas e fornecedores envolvidos no processo BIM.
O PEB deve ser criado de empreendimento (Projeto) para empreendimento (Projeto), com foco no produto especifico, onde serão definidos por exemplo: Usos do BIM, identificação do terreno, responsabilidades durante o desenvolvimento de projeto, marcos e entregas de projeto, como vai ser feita a coordenação, quais serão os softwares a serem utilizados, unidades entre outros. A equipe deve acompanhar e monitorar seu progresso a fim de obter o máximo de benefícios da Implementação/Implantação BIM.
O BIM Mandate é um manual pré definido sendo OPEN BIM aberto para trabalhar com a Interoperabilidade se dá por um ambiente colaborativo através do IFC ou poderá ser com BIM exclusivo (No caso de empresas privadas) quando é utilizado somente determinados softwares nativos da mesma plataforma, como Revit para Revit da Autodesk ou Archicad para Archicad da Graphisoft.
O BIM Mandate está direcionado com formas únicas de realizar um procedimento para modelagem, já o PEB define as diretrizes gerais de cada projeto para cada empreendimento, ou seja, de contrato a contrato.
Exemplos de entregáveis de um PEB estão: o plano de implementação para aquele projeto, processos, as coletas de informações, quais documentos serão entregues e como vão ser trocados esses documentos, entre outros.
QUAIS SÃO AS INFORMAÇÕES QUE DEVEM CONTER EM UM BIM MANDATE?
- Diretrizes de Modelagem
- Definições de Projeto
- Padrão de Nomenclaturas de: Arquivos, materiais, bibliotecas etc
- Nível de Desenvolvimento (LOD)
- Nível de Informação (LOI)
- Planejamento (BIM 4D)
- Orçamentação (BIM 5D)
- Coordenação de Projetos
- Entregáveis BIM
- Utilização da EAP
CONCLUSÃO:
Recomenda-se que se tenha um BIM Mandate para o início do desenvolvimento de um projeto em BIM, isso faz com que permita a estruturação das informações (dados) e dos processos necessários para o seu desenvolvimento, estabelecendo padrões de representação e organização, planejamento e desenvolvimento.
Nós da SpBIM já trabalhamos com diversos BIM Mandates, criamos e utilizamos nos processos de projeto e obra. O contratante seja uma construtora ou incorporadora deverá ter objetivos estratégicos, claros, enquanto os projetistas precisam atender as demandas dos contratantes, fornecedores e equipe de obra. Sem dúvidas que neste ponto estamos falando de mais responsabilidades e trabalho, porém o VALOR não se trata do mesmo praticado de um projeto convencional na metodologia CAD por exemplo.
Para tudo isso funcionar Construtoras e Incorporadoras devem estar abertas a rever os seus processos, compartilhar todas as informações e procurar rever a metodologia atual tradicional, para inovar e buscar novos meios de definir o BIM, pois a riqueza do BIM está na informação e não na documentação ou no gráfico.