BIM para Estudos de Viabilidade e Concepção

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

BIM para Estudos de Viabilidade e Concepção

Um dos grandes mitos circundando o BIM é o de que esse método é útil somente em estágios mais avançados de projeto, como a execução , orçamento dentre outros, porém isso não é verdade. O método BIM se torna extremamente útil em estudos de viabilidade e compreensão. Neste artigo vamos falar sobre BIM para Estudos de Viabilidade e Concepção

BIM-para-Estudos-de-Viabilidade-e-Concepção-img-1
Fonte: Zigurat

Na fase inicial de qualquer projeto, é necessária a junção de diversas informações, fornecidas por fontes distintas, dimensões de terreno, localização, topografia, diretrizes do cliente e legislações, são exemplos. No método convencional essas informações estariam armazenadas em diferentes locais e teriam que ser checadas constantemente, no BIM é possível conglomerar tudo num mesmo lugar de diversas maneiras, e gerar outros dados como resultados desse. Com a localização, por exemplo, pode-se estabelecer estudos de insolação, ventos, e permite ao projetista compreender as dinâmicas relativas à edificação, antecipando soluções, tornando o processo criativo mais eficiente.

BIM-para-Estudos-de-Viabilidade-e-Concepção-img-2
Fonte: Autodesk

As definições feitas nas fases iniciais, de levantamento e concepção, são cruciais para o andamento do projeto, e possibilitam as principais prospecções para planejamento. A dinamicidade da modelagem BIM, que permite a concepção em 2D e 3D simultaneamente, com informações já inseridas aceleram e aprimoram esse processo.

BIM-para-Estudos-de-Viabilidade-e-Concepção (1)
Fonte: ArchDaily

Outra vantagem, intrínseca a metodologia BIM num geral, é a colaboração, a possibilidade de trabalho simultâneo. O conceito pode ser definido enquanto o modelo é alimentado de informações de entorno, e as diferentes disciplinas envolvidas podem buscar a solução ideal levando e utilizando toda e qualquer informação pertinente, valorizando-a e tornando o projeto o melhor fruto possível nas condições em que se insere, e nas premissas estipuladas pelo cliente.

BIM
Fonte: SPBIM

Para os especialistas no uso do BIM, existe também a possibilidade de criar parâmetros com as informações recebidas, evitando erros de concepção, sejam referentes a questões legais, quanto baseado em diretrizes específicas de clientes ou fornecedores. O pensamento técnico e criativo dos profissionais da construção é otimizado e refinado, gerando um resultado excepcional.

Existe uma gama extensa de softwares BIM cada um com suas características peculiares, que podem atender as mais diversas problemáticas nesse processo. A vantagem nesse universo, é a diversidade de alternativas que podem ser lidas na mesma linguagem, o IFC. Nada é descartado, pode-se alternar e/ou combinar ferramentas e tirar o máximo proveito.

BIM-para-Estudos-de-Viabilidade-e-Concepção-img-3

Conclusão

Conclui-se que o BIM abrange todo ciclo de vida da edificação, desde sua concepção, e não apenas atende às expectativas, mas supera as metodologias tradicionais. Os profissionais da construção devem ter como missão o aperfeiçoamento constante, para se inserirem nas novas tendências do mercado e terem destaque.

GOSTOU DESSE ARTIGO?