ASSINE A NEWSLETTER

Como usar a realidade aumentada no BIM

Diferente da Realidade Virtual que tem sido bastante comentada por nós da SpBIM e já se faz presente, nos escritórios e construtoras referência no setor, desde os estudos de viabilidade e desenvolvimento de projetos (BIM3D), até o levantamento de quantitativos, simulação construtiva e custos (BIM4D e BIM5D), ou verificações de fluxos de trabalho.
A realidade aumentada só tem sido usada em publicidades ou vendas das grandes incorporadoras. Por isso, nós da SPBIM resolvemos além de citar o seu uso, elencar algumas tecnologias de AR que poderiam ser usadas junto aos softwares de VR:

  1. MICROSOFT HOLOLENS

O HoloLens trata-se dos óculos de realidade aumentada, que utilizar o servidor em nuvem da Microsoft para projetar hologramas de imersão. Para usá-lo, basta adquirir os óculos, e subir o ifc do seu modelo na nuvem. A ferramenta possui quatro sensores capazes de captar o movimento, e possibilita ao usuário uma imersão interativa com o modelo.
A faixa de investimento para aquisição de tal tecnologia, custa em torno dos R$55.000,00 variara conforme o dólar.

Adaptacao SPBIM HoloLens
Adaptação SPBIM / Fonte: HoloLens
  1. AUGIN

Diferente do que se acredita, não é necessário que o modelo federado já esteja em ifc para o amplia-lo em realidade. Existem ferramentas como o Augin que através do seu uso como plug-in, já possibilita essa ampliação do modelo mesmo que ele ainda esteja em processo de desenvolvimento no seu software BIM. O add-in é gratuito e pode ser usado através de qualquer aparelho celular ou tablet, Android ou Iphone, capaz de rodar as plataformas ARCore ou ARKit., ou seja qualquer celular comuns do mercado, lançados a partir de 2017.

Adaptacao SpBIM Augin
Fonte: Adaptação SpBIM / Augin
  1. MORPHOLIO AR SKETCHWALK

Similar ao Augin o Morpholio também funciona para ampliação da realidade através de aparelhos portátil, disponível apenas para sistemas IOs (Apple), e não possui uma versão na nuvem. Seu maior diferencial em relação ao Augin é a sua ferramenta de acrescentar informações aos modelos de ifc, através de notas chave. O app, também é gratuito e pode ser baixo no site do fabricante, junto ou separadamente dos apps de desenhos também disponibilizado pela Morpholio Trace.

Adaptacao SpBIM ArchDaily
Fonte: Adaptação SpBIM / ArchDaily
  1. GAMMA AR

O Gamma AR é um app de realidade aumentada pago disponível para sistemas IOs e Android, com valor de assinatura mínimo de $46,00/mês. Seu maior diferencial é o monitoramento de canteiro de obras, já que seu foco são as ampliações de modelos BIM para processo de construção e planejamento, e sua ampliação carrega todas as informações vinculadas ao “I” e ainda possibilita a sobreposição de vários modelos diferentes em layers. Por isso é capaz de evitar erros e diminuir custos por incompatibilizações.

Adaptacao SpBIM – Gamma
Fonte: Adaptação SpBIM / Gamma
  1. FOLOGRAM

O Fologram é um app para realidade aumentada, que além da sua ampliação por portáteis em IOs ou Android, consegue ser usado também nos óculos HoloLens. Seu sistema conversa em tempo real com o Rhino e o Grasshopper, ou seja, além de ampliar a realidade virtual, é possível editá-la através da imersão. O Fologram tem sido usado como um manual digital que virtualmente sobrepõem o espaço de trabalho, direcionando um guia passo-a-passo para simular e ensinar o processo de construção. Cabe ressaltar que ele possui a versão gratuita e a paga, a assinatura possibilita salvar e acessar os modelos off-line, e custa $19,99USD*/mês.

Adaptacao SpBIM Fologram
Fonte: Adaptação SpBIM / Fologram

QUER SABER MAIS SOBRE REALIDADE VIRTUAL E A METOLOGIA BIM, LEIA TAMBÉM:

CONCLUSÃO:

Nós da SpBIM reconhecemos a importância e as vantagens de se usar a Realidade Aumentada atrelada ao BIM para execução e análise projetuais, pois acreditamos que a prototipagem em 1:1 é a solução mais rentável para a indústria civil amenizar erros, e diminuir custos ou imperfeições técnicas.

Além de ser um grande facilitar a comunicação entre projetista-cliente ou projetista-prestador de serviço, cabe ressaltar também que acreditamos na AR como uma aliada para criação e expressão de novos designes complexos, tais como os dos projetos do Daniel Libeskind, Zaha Hadid, ou do Santiago Calatrava por exemplo.

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no print
Print

Deixe um comentário

ASSINE A NEWSLETTER