LOD: Critérios e Premissas na Ótica do Objeto

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

LOD: Critérios e Premissas na Ótica do Objeto

O que é LOD?

O termo LOD (Level of Development) é utilizado para descrever o grau de detalhamento e precisão de um modelo de informação de construção BIM (Building Information Modeling em diferentes estágios de um projeto. O conceito de LOD é importante para garantir que as informações contidas em um modelo BIM sejam claras, precisas e úteis para que todas as partes envolvidas no ciclo de vida de uma construção, desde o projeto até a operação e manutenção. 

O padrão de LOD geralmente segue uma escala numérica, como LOD 100, LOD 200, LOD 300, LOD 400 e LOD 500. Segue uma breve explicação do que cada nível representa 

  • LOD 100: Representa um modelo conceitual com informações básicas, como a localização geral e a forma de elemento, mas sem detalhes específicos da construção. 
  • LOD 200: Adiciona mais detalhes, incluindo dimensões aproximadas e relações de localização, mas sem informações sobre materiais ou métodos de construção.
  • LOD 300: Inclui detalhes específicos de construção, como dimensões precisas, materiais e métodos de construção. Tal nível é geralmente usado para estimativas de custo e planejamento de construção. 
  • LOD 400: Oferece um alto nível de detalhamento, incluindo informações sobre componentes e sistemas, como conexões, fixações e sistemas mecânicos, elétricos e hidráulicos. 
  • LOD 500: Representa um modelo finalizado e inclui informações de operação e manutenção como manuais de equipamentos, informações de garantia e planos de manutenção. 
Fonte: Zigurat

Conceito Prático 

Com a disseminação da metodologia BIM ao longo dos anos, a discussão sobre o conceito de LOD ganhou maior aprofundamento. Percebeu-se a necessidade de subdividir a classificação do termo LOD de acordo com a sua natureza. Portanto surgiram os termos LOG (Level of Geometry – Nível de Geometria) e LOI (Level of Information – Nível de Informação) 

  • LOG (Level of Geometry): O “Levey of Geometry” (ou Nível de Geometria) se refere ao grau de detalhamento da geometria de um elemento dentro de um modelo BIM em relação ao nível de desenvolvimento geral deste elementos. Enquanto o LoD aborda o grau geral de desenvolvimento de um elemento no BIM, o Level of Geometry especifica o nível de detalhe geométrico desse elemento específico. 
  • LOI (Level of Information): O “Level Of Information” (ou Nível de Informação) se refere a quantidade e qualidade das informações associadas a um elemento dentro de um modelo BIM. Enquanto o LoD descreve o grau de completude geométrica e de informação de um elemento BIM em geral, o Level se concentra especificamente na qualidade e quantidade das informações não geométricas associadas a esse elemento. 
Fonte: Biblus

O Objeto BIM

Com a nova compreensão do conceito de Nível de Desenvolvimento, percebeu-se a necessidade de não apenas caracterizar um nível de LOD geral a um projeto, mas de especificar o LOD para cada disciplina ou até mesmo para cada objeto dentro do projeto. 

  • Por exemplo: Um projeto de vedação pode estar em LOD 300, enquanto um projeto de instalações hidráulicas pode necessitar de um LOD 400. Cada objeto pode ter um LOD próprio, dependendo do entregável solicitado pelo executor.  
Fonte: SDS Educa

O LOD nos Acordos e Contratos de Serviço

A evolução dos conceitos dentro da metodologia BIM impactou diretamente as diretrizes para formalização de contratos de serviços. O LOD tornou-se um tópico mais extenso, especificando a necessidade específica para cada objeto modelado, alinhando as expectativas com precisão. 

As Principais Referências de LOD 

A padronização de conceitos tem acompanhado a disseminação da metodologia BIM. Manuais e especificações de referência, como os desenvolvidos pela BIM Forum, servem de guia para consolidação dos padrões, sendo uma das principais referências para padrões BIM internacionais.

Conclusão:

Com o rápido avanço da metodologia BIM ao redor do mundo, é necessário manter-se constantemente atualizado. Esta evolução tem como objetivo facilitar o trabalho do setor AEC, criando novas oportunidades de mercado, projetos de nível cada vez mais alto, e reduzindo erros. O segredo está na boa prática do BIM, com um desenvolvimento focado na organização e colaboração fluida entre as disciplinas.