ASSINE A NEWSLETTER

O que é CAD (Desenho Assistido por Computador)?

CAD (Computer Aided Design) ou em português, Desenho Assistido por Computador é o termo utilizado ao se referir a softwares que auxiliam na elaboração de desenhos/projetos no meio digital, através de gráficos produzidos em computadores. Popularmente conhecido e utilizados por arquitetos e engenheiros das diversas industrias presente no mercado os softwares CAD são capazes de produzir geometrias em 2D ou 3D, através das coordenadas X, Y e Z.

Ao desenvolver projetos neste tipo de ferramenta o usuário transfere a representação gráfica dos elementos construtivos do papel e lapiseira para o ambiente digital, fazendo com o desenvolvimento e até mesmo ajuste de projeto sendo desenvolvidos com maior praticidade, sem a necessidade de retrabalho como no processo manual e convencional (papel e lápis).

UMA BREVE HISTÓRIA DO CAD

O desenvolvimento de projetos faz parte da história do ser humano desde os primórdios, tendo a representação gráfica como principal meio de expressão das intenções arquitetônicas e construtivas de modo geral, sendo o papel e lápis o método mais primitivo para tais necessidades.

Com a produção de projetos em pranchetas, com o auxílio de diversos instrumentos, papeis e lapiseiras, surgiu a necessidade de reproduzir as folhas com os desenhos, afinal tratava-se de uma atividade extremamente repetitiva e trabalhosa exigindo espaços grandiosos, equipes numerosas e um longo tempo de dedicação.
Foi dentro deste contexto que em 1861 onde foi desenvolvido uma solução capaz de reproduzir copias negativas dos projetos construtivos, capaz então de reproduzir copias fiéis e precisas dos desenhos, conhecida como BLUEPRINT desenvolvida pelo químico francês Alphonse Louise Poitevin, sendo então uma grande evolução para os projetistas.

blueprint arquitetura shutterstock
Fonte: Blueprint Arquitetura Shutterstock

Mesmo com a facilidade de reprodução das pranchas de projeto havia um grande desperdício de tempo dentro do fluxo de trabalho projetual convencional, surgindo então por volta de 1950 a MAINFRAME, como uma expectativa de mudança na forma de projetar, afinal a tecnologia dos primeiros computadores estava sendo desenvolvida e aprimorada, obtendo cada vez mais capacidade de processamentos.

npr computador eletrico analogico anacom
Fonte: NPR (Computador Elétrico Analógico ANACOM 1950)

Por tratar-se de uma tecnologia ainda em desenvolvimento não era disponível para todas as indústrias, muito menos em larga escala, sendo introduzida inicialmente nas manufaturas automobilística na aeronáutica no ano de 1961, a General Motors foi uma das primeiras ao desenvolver o DAC (Design Automated by Computer) ou simplesmente, Desenho Automatizado por Computador. Sendo então o software que deu um dos pontapés iniciais para a utilização das novas tecnologias da computação no desenvolvimento de projetos – obtendo a colaboração do cientista da computação dr. Patrick J. Hanratty, denominado como o “Pai do CAD”.

sketchpad bim a
Fonte: SKETCHPAD BIM A

A partir de então a utilização dos computadores para o desenvolvimento de projetos foram desenvolvidos por cientistas, como foi o caso do Sketchpad em 1960, desenvolvido por Ivan Sutherland, primeiro a fazer uso das interfaces gráficas, permitindo aos usuários escreverem com uma caneta de luz em um plano nas coordenadas X e Y. Em 1971 o cientista Patrick Hanratty constrói mais um software CAD, o ADAM escrito na linguagem Fortran e desenvolvido para trabalho virtual em maquinas menos robustas, como mainframe, permitindo a utilização em computadores de 16 e 32 bits – se tornando uma das grandes referencias dos futuros softwares CAD, onde 80% das ferramentadas do seguimentos carregam raízes desta tecnologia. Desde então muitas outras soluções foram desenvolvidas com base no ADAM, como foi o caso do IGES, CATIA, a primeira versão do AutoCAD 2D e tantos outros. A seguir a linha do tempo.

herdeiro de aecio pc ibm
Fonte: Herdeiro de Aécio (PC IBM)

Atualmente o método de projeto utilizando CAD é considerado tradicional, pela sua vasta utilização ao longo dos anos, já que as ferramentas do seguimentos se tornaram populares a partir de 1981 com o lançamento do PC IBM, permitindo o acesso a tecnologia para arquitetos e engenheiros. Foi neste período que o popular Autocad foi lançado pela Autodesk, tendo como fundador John Walker – se tornando pioneiro com a primeira ferramenta de desenho assistido por computados para PC’s.

ae history autocad
Fonte: AE History AutoCAD 1982

Nas décadas seguintes o avanço para a tecnologia só avançou, passando do 2D para o 3D e chegando até outras tecnologias, como anos a frente o Revit, Infraworks, 3DMax, Civil 3D, Navisworks, BIM360, Formit, Insight, Dynamo, entre outras ferramentas da Autodesk, mas que segue a metodologia BIM. Caso queira ler mais sobre o assunto, escrevemos sobre a História do BIM.

POR QUE USAR O CAD?

Dentro o cenário de 1981, onde os projetos eram desenvolvidos a mão, a utilização de ferramentas CAD em PC’s facilitaria o cotidiano de muitos profissionais, entre as principais vantagens estão:

  • Redução dos ambientes de trabalho: o método convencional de pranchetas, lápis e instrumentos de desenho chegavam a ocupar longos galpões, passando a reduzir as dimensões dos ambientes de trabalho com a utilização de computadores;
  • Otimização de equipe: cada uma das pranchas era desenhada a mão, linha por linha, demandando uma extensa equipe de trabalho, já que não havia meios de automatizar o processo. Onde existe a necessidade de equipes mais enxutas;
  • Tempo de projeto: qualquer modificação dos projetos resultava em plantas, cortes e elevações que deveriam ser redesenhadas, aumentando o período destinado em cada projeto, com a utilização do CAD é possível fazer correções pontuais edições mais rápidas e multiplicação de arquivos;
  • Representação gráfica: com a utilização da tecnologia, a representação dos elementos construídos passa a ser padronizadas entre as disciplinas, facilitando a comunicação entre projetistas e mão de obra.

 

PRINCIPAIS FERRAMENTAS

Após tantas evoluções nas ferramentas CAD podemos perceber como a trajetória para os desenvolvimentos dos softwares que usamos hoje não aconteceram do dia para a noite, veja a seguir as principais ferramentas CAD para arquitetos e engenheiros:

  • AUTOCAD | AUTODESK
autocad construct app
Fonte: AutoCAD Construct App

Principal ferramenta CAD utilizada na atualidade, sendo líder de mercado em todos os setores da AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção).

  • SOLIDWORKS

solidworks cad cam
Fonte: SOLIDWORKS CAD CAM

Adquirida pela Dassault Systèmes S.A. em 1997, o SolidWorks permite trabalhar em três dimensões para os mais variados objetos, desde arquitetura, produtos e outros.

  • ZWCAD | Zwsoft
zwcad total cad
Fonte: ZWCAD TOTAL CAD

É uma das ferramentas CAD com o melhor custo benefício do mercado atual, sendo possível desenvolver projeto em 2D e 3D, seu principal diferencial está na similaridade com o AutoCAD, porém com um custo muito acessível.

  • CATIA |3DExperience
catia lwt sistemas
Fonte: CATIA LWT SISTEMAS

Ferramenta CAD 3D da 3DExperience, utilizada principalmente por engenheiros, permite a modelagem com as características comportamentais dos elementos, sendo classificado como ferramenta CAD (Computer Aided Design), CAM Computer Aided Manufacturing)  e CAE (Computer Aided Engineering).

SAIBA MAIS SOBRE A DIFERENÇA ENTRE CAD VS BIM: CLIQUE AQUI

CONCLUSÃO:

Nós da SPBIM entendemos, que ao longo dos anos o método CAD foi um grande avanço no desenvolvido de projetos da AEC (Arquitetura, Engenheira e Construção), resultando na mudança do cenário para desenvolvimento de projetos e na forma de construir mundo a fora. Porém na atualidade as demandas mudaram e os profissionais, passando não ser mais tão eficiente e eficaz a utilização dessas ferramentas que apenas representam a intenção do projetista, tendo o BIM como uma nova forma de projetar e gerenciar edificações em todas as etapas do seu clico de vida.

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no print
Print

Deixe um comentário

ASSINE A NEWSLETTER