O que é PEB e quais suas vantagens?

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

PEB (PLANO DE EXECUÇÃO BIM)

O PEB (Plano de Execução BIM) do inglês BEP (BIM Execution Plan), é um documento cuja finalidade é promover uma estrutura de trabalho e estratégias que conduzirá o projeto de forma eficiente; determinam-se, então, diretrizes, critérios e usos do modelo para todas as fases de projeto. O desenvolvimento de um PEB efetivo pode definir o sucesso de um projeto BIM. Geralmente é definido um PEB de contrato a contrato e por empreendimento devido a diversas variáveis.

PLANO DE EXECUÇÃO BIM SPBIM SÃO PAULO
Plano de execução BIM / Fonte: SpBIM

QUAL É O CONTEÚDO DE UM PEB?

(Conteúdo Extraído e traduzido de: BIM Project Execution Guide, de John Messner)

  • Visão geral
    Descrição básica e os motivos para a existência do documento.
  • Informações do Projeto
    O PEB deve incluir informações cruciais para o projeto como a localização, a descrição do projeto, datas e cronogramas.
  • Responsáveis
    Deve incluir o contato dos profissionais responsáveis projetuais.
  • Objetivos
    O PEB documenta as estratégias de trabalho e suas respectivas metas.
    São definidas por equipes, fases e etapas.
  • Agentes
    Definem-se os papéis ativos e quem irão realizá-los. É de extrema importância, pois define e identifica as empresas envolvidas.
  • Informações e Dados
    Devem incluir diretrizes de como serão feitos os compartilhamentos e trocas de informações, processos colaborativos, requisitos de armazenamento de dados, infraestrutura necessária e procedimentos para controle de qualidade.
  • Modelo
    Nesta seção são discutidos e elaborados os itens que compõem o modelo BIM, nomenclaturas, sistemas de coordenadas e padrões.
  • Entrega
    O conteúdo de entrega é definido pelas estratégias de execução do que é requerido pelo contratante (cliente), ou seja, será apenas projeto, projeto e construção, etc. Para garantir uma Implantação/Implementação BIM bem-sucedida, os itens acima devem ser incorporados no contrato.
Contrato Plano de Execução BIM São Paulo
Contrato Plano de Execução BIM / Fonte: Autor

QUAL A DIFERENÇA ENTRE PLANO DE EXECUÇÃO BIM (BIM EXECUTION PLAN) E O BIM MANDATE (MANUAL BIM)

Uma dúvida bem comum é o mercado confundir ou compreender os dois como o mesmo assunto, porém esses documentos se tratam de objetivos diferentes. O Plano de Execução BIM (PEB) do inglês BIM Execution Plan (BEP) é um documento que descreve como Implementar/Implantar o BIM para um projeto específico em todas as fases do projeto, desde o Estudo preliminar (EP) ao Modelo liberado para obra (LO) com todas as informações que precisarão desenvolver pelos projetistas e fornecedores envolvidos no processo BIM.

O PEB deve ser criado de empreendimento (Projeto) para empreendimento (Projeto), com foco no produto especifico, onde serão definidos por exemplo: Usos do BIM, identificação do terreno, responsabilidades durante o desenvolvimento de projeto, marcos e entregas de projeto, como vai ser feita a coordenação, quais serão os softwares a serem utilizados, unidades entre outros. A equipe deve acompanhar e monitorar seu progresso a fim de obter o máximo de benefícios da Implementação/Implantação BIM.

O BIM Mandate é um manual pré definido sendo OPEN BIM aberto para trabalhar com a Interoperabilidade se dá por um ambiente colaborativo através do IFC ou poderá ser com BIM exclusivo (No caso de empresas privadas) quando é utilizado somente determinados softwares nativos da mesma plataforma, como Revit para Revit da Autodesk ou Archicad para Archicad da Graphisoft.

O BIM Mandate está direcionado com formas únicas de realizar um procedimento para modelagem, já o PEB define as diretrizes gerais de cada projeto para cada empreendimento, ou seja, de contrato a contrato.
Exemplos de entregáveis de um PEB estão: o plano de implementação para aquele projeto, processos, as coletas de informações, quais documentos serão entregues e como vão ser trocados esses documentos, entre outros.

COMO FUNCIONA O CONTRATO NO PEB?

O PEB pode ser realizado basicamente de 2 formas Pré-Contrato ou Pós-Contrato.

PRÉ-CONTRATOQuando feito previamente ao contrato, o documento é realizado para atender aos Requerimento de Informações da Empresa (Employer’s  Information Requirements, ou EIR).
Serve para garantir que o que o contratado tenha suas necessidades atendidas e possa seguir o desenvolvimento de forma plena. Define as informações necessárias para o projeto, como desenhos, modelos, softwares, recursos tecnológicos, entre outros.
PÓS-CONTRATOO PEB Pós-Contrato é realizado para organizar e facilitar o gerenciamento do projeto, e inclui todos os agentes, de proprietário, arquitetos, engenheiros e fornecedores. Nele, são traçadas estratégias e responsabilidades, assim como suas respectivas autoridades.Define cronogramas, responsabilidades, formatos, atividades, recursos humanos, entre outros.

VANTAGENS DO PEB

EQUIPEO Processo BIM promove um plano de comunicação entre as equipes envolvidas, requer transparência entre os diferentes agentes em todas as fases de projeto. O PEB favorece a colaboração e comunicação; a equipe deve trabalhar de forma preventiva para que os erros desnecessários ou atritos sejam evitados, e para isso, comunicação é chave.
TEMPOUma das maiores vantagens do processo BIM é a economia de tempo.
Um PEB bem elaborado e executado pode evitar atrasos de entrega e tornara um grande aliado no cronograma de trabalho.
INFORMAÇÕESPara ter BIM, é necessário dados atrelados com Informação e modelo 3D.
O PEB pode garantir a transparência entre as equipes envolvidas, o que faz com que o compartilhamento dos dados seja pleno, e que a informação possa ser acessada facilmente por qualquer uma das equipes que requerem a informação.
PROJETOO controle de qualidade do projeto é amparado por uma série de diretrizes e critérios descritos no PEB, garantindo um projeto mais robusto e pronto para as demais fases do processo BIM (BIM 3D, BIM 4D, BIM 5D).

CONCLUSÃO:

Nós da SPBIM acreditamos que para o sucesso de um projeto BIM a ser realizado da maneira mais eficiente possível, o PEB é um documento que prepara e otimiza o processo para todas as fases e situações previstas ou imaginadas de empreendimento a cada empreendimento, nele são amparadas as questões primordiais necessárias para o desenvolvimento do projeto, objetivos, metas, responsabilidade, cronogramas e produtos. No final o PEB é um documento legal e define o produto contratado e acordado entre as partes sendo um requisito fundamental para o sucesso no ciclo de vida do BIM.

GOSTOU DESSE ARTIGO?