TOPOGRAFIA NO BIM

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

TOPOGRAFIA NO BIM

A topografia é uma etapa fundamental em projetos de engenharia e arquitetura, que consiste na medição e representação gráfica do terreno. Com o avanço da tecnologia, a topografia também evoluiu, tornando-se uma parte integrante das ferramentas BIM (Building Information Modeling), tornando esse processo mais eficiente.
A começar pelo levantamento de dados para a elaboração da topografia de um terreno, o BIM trabalha em conjunto com ferramentas tecnológicas de ponta, com um nível de precisão nunca antes imaginado. A utilização de drones e laser scanners gerando modelos base que podem ser inseridos e modelados nas ferramentas BIM, vem revolucionando o desenvolvimento de projetos desde a fase de levantamento e viabilidade. Para entender mais sobre o assunto sugerimos a leitura do artigo: O QUE É BIM?

Fonte: Levantamento SPBIM

A integração da topografia no BIM é uma tendência crescente na indústria da AEC. As vantagens são consideráveis, e tem sido adotadas fortemente pelo setor. São algumas delas:

Precisão

Com as ferramentas BIM, é possível criar modelos tridimensionais precisos do terreno, que incluem curvas de nível, declividade e outras informações relevantes para o projeto.

Fonte: SPBIM

Eficiência e Comunicação

A modelagem de topografia em ferramentas BIM permite integrar diferentes disciplinas em um único modelo, reduzindo erros e retrabalhos e aumentando a eficiência do processo.
Com um modelo unificado e atualizado, a comunicação entre as diferentes disciplinas envolvidas em um projeto se torna muito mais eficiente, o que pode levar a uma maior eficiência na tomada de decisões.

Fonte: SPBIM

Análise de Viabilidade

Os modelos de topografia criados em ferramentas BIM podem ser usados para análises de viabilidade de projetos, permitindo a visualização e a simulação de cenários de forma mais precisa e eficiente.

Fonte: SPBIM

Planejamento de Construções

Com a modelagem de topografia em ferramentas BIM, é possível planejar construções de forma mais precisa, incluindo a criação de áreas de corte e aterro, por exemplo, quantificando através de tabelas os volumes de terra.

Fonte: SPBIM

Maquetes Eletrônicas

Os modelos de topografia em ferramentas BIM também podem ser usados para criar maquetes eletrônicas, que permitem a visualização e a apresentação do projeto de forma mais realista e interativa.

National 9/11 Memorial em Nova York / Fonte: Vectorworks

Todos esses pontos se mostram interessantes para redução de custos, de mão de obra, redução do tempo necessário para análises e desenvolvimento de projetos, agora apoiados em informações mais assertivas, e assim caminha-se para a consolidação de uma nova e melhor maneira de projetar e construir. Então, se você ainda não está utilizando as ferramentas BIM para modelar a topografia de seus projetos, é hora de começar a explorar todas as possibilidades que essa tecnologia pode oferecer. O mercado necessita de profissionais preparados, e os ganhos são mútuos utilizando o BIM para topografia na construção civil.

GOSTOU DESSE ARTIGO?