ASSINE A NEWSLETTER

Usos do BIM

Por conta do BIM ser uma plataforma completa suas aplicações são diversas, vemos sua lógica e linguagem sendo utilizadas em diversas ocasiões ao longo da arquitetura , construção civil , engenharia , entre diversos outros. Essa diversidade de aplicações e de usos do BIM se deve a sua integração de todos os processos da construção civil em um só lugar, o que nos leva à primeira aplicação do BIM. A seguir apresentaremos alguns dos possíveis Usos do BIM no mercado Brasileiro.

  • COMPATIBILIZAÇÃO E REVISÃO DE PROJETOS

Na plataforma BIM devido a sua natureza e integração conseguimos identificar facilmente erros de projeto (BIM 3D), inconsistências nas instalações  dos mesmos além de realizar as alterações devidas com facilidade e rapidez , por conta disso em diversos escritórios de arquitetura , empresas de engenharia entre outros se utiliza o sistema BIM para que se encontrem divergências em seus projetos e nos projetos dos outros utilizando a Detecção de Colisão ou Clash Detection. Essa checagem e compatibilização tem por consequência um grau de segurança maior nos projetos além de economizar tempo e dinheiro evitando uma futura revisão tardia ou alteração na fase de obras. Alguns softwares utilizados nesse processso são: Navisworks e Solibri por exemplo.

Deteccao de Colisao no BIM
Clash Detection ou Detecção de Colisão no BIM / Fonte: SpBIM
  • VISUALIZAÇÃO 3D

Pela sua natureza em 3D o sistema BIM oferece um diferencial dos demais, nesse sistema conseguimos representar e visualizar o projeto das mais diversas formas, o que auxilia muito tanto no desenvolvimento quanto na revisão e compatibilização de projetos, sendo possível facilmente alterar as vistas em 3D ou quaisquer vistas que o usuário desejar. Podemos criar visualizações para clientes, utilizado em renderizações por exemplo, onde podemos criar imagens realistas usando os projetos em 3D que o sistema BIM oferece.

Softwares com este recurso: Revit, Revit MEP, Archicad, Vectorworks, Sketchup entre outros.

Curso de revit avancado
Curso de Revit Avançado / Fonte: SpBIM
  • CUSTO

Uma característica muito interessante do sistema BIM é a capacidade dele de gerar tabelas quantitativas além de uma série de outras informações sobre o projeto, assim trazendo uma economia relevante de tempo e consequentemente de dinheiro por se ter as quantidades exatas de materiais, cimento, massas, tintas e etc que serão utilizadas em um projeto, trazendo assim um gerenciamento e controle de gastos maior para a obra. Você pode ler mais sobre essa característica específica do BIM no nosso artigo sobre (BIM 5D).

BIM D
O que é o BIM 5D? / Fonte
  • ESTRUTURAS

Uma série de escritórios de engenharia já utilizam o BIM para o desenvolvimento de seus projetos estruturais, tanto por todas as vantagens e usos citados acima quanto pela sua ótima interface e conexão com a arquitetura, com o modelo BIM se torna possível que o arquiteto e o engenheiro trabalhem juntos em um único modelo (modelo federado), assim trazendo menos erros de compatibilização. Além disso, é possível, no modelo BIM, se calcular e simular as forças reais agindo sobre o edifício sendo projetado assim auxiliando o engenheiro a testar seu projeto e encontrar possíveis falhas na fase de desenvolvimento do projeto antes da realização da obra.

Projeto Sobrado
Projeto Sobrado / Fonte: SpBIM
  • ANÁLISE DE OBRAS

Durante o processo de projeto e cálculos o modelo BIM se mostra particularmente útil pela sua habilidade de simular o planejamento de obras através do BIM 4D não só as quantidades de materiais em cada fase projeto mas também as forças agindo sobre o projeto, assim encontrando falhas estruturais ou projetuais nos mesmos antecipando falhas catastróficas na construção ou após a execução. Esse processo mencionado acima chama-se BIM 4D + Detecção de Colisões ou Clash Detection. Utilizar esse método torna a construção e o projeto consequentemente mais seguros. Dentro dessa análise também modelos BIM podem analisar até rotas de fuga em caso de incêndio, assim corroborando com o argumento que o modelo BIM traz mais segurança para os projetos.

  • REVISÕES PARA DEPARTAMENTOS

Um processo onde muitos projetos tomam tempo é na sua revisão para aprovação em vários departamentos, alguns exemplos deles são: Bombeiros, Prefeitura (COE), entre outros. Sendo assim o modelo BIM pode ser muito útil neste momento não só pelas ferramentas e utilidades citadas acima mas também pela sua agilidade de revisão, por se encontrar em um só modelo e ser por sua natureza 3D os órgãos que revisam o projeto tem maior facilidade/agilidade de encontrar divergências e consequentemente os projetistas têm como realizar as alterações feitas e exigidas nos projetos.

  • OBRAS PÚBLICAS

Graças ao Decreto BIM todas as obras públicas a partir de 2021 serão obrigadas a serem realizadas no modelo BIM assim implementando no mercado um modelo de projeto poderosíssimo, tornando as construções públicas mais eficientes e rápidas em seu desenvolvimento e  execução, além de mais organizadas em suas planilhas de gastos graças às múltiplas ferramentas mencionadas acima. Esta mudança promete incentivar muito a transição BIM no mercado da construção civil em São Paulo. E em obras públicas onde a norma geralmente é se ter uma obra de qualidade, ágil e pelo menor custo possível as ferramentas de análise, de contabilidade e visualização do modelo BIM vão economizar tanto tempo quanto dinheiro nas obras públicas assim acelerando o ritmo de desenvolvimento no Brasil.

DECRETO BIM nº10.306 de 2020
DECRETO BIM nº10.306 de 2020
  • MANUTENÇÃO E OPERAÇÃO

Em manutenções e operação de edificações se encontram, muitas vezes, dificuldades de entendimento do projeto ou da área a ser feita a manutenção por se utilizar só desenhos 2D para essa finalidade, sendo assim muitos projetos que tem um “gêmeo digital” modelado em BIM  se encontram em vantagem pois se dispõem de múltiplos recursos para tanto a análise quanto a demonstração de futuras manutenções no mesmo. Além disso graças as suas ferramentas de simulação projetos que tem um “digital twin” em BIM trazem uma enorme vantagem dos demais pois podemos simular os efeitos das alterações e até do tempo em modelos BIM assim planejando melhor seu reparo e manutenção BIM 7D.

bim d
BIM 7D / Fonte: SpBIM
  • GRANDES EMPREENDIMENTOS

O uso de BIM para grandes empreendimentos e projetos se torna muito vantajoso quando se leva em conta suas múltiplas ferramentas para análise de gastos e problemas estruturais e projetuais, sendo assim por conta da magnitude dos projetos economias menores e otimizações se acumulem no final de tudo fazendo com que o sistema BIM economize tempo e dinheiro, tudo isso enquanto aumenta a segurança e confiabilidade de projetos que o usam. E além disso os próprios clientes podem usufruir dessas vantagens pois como mencionado anteriormente modelos BIM podem ser visualizados de diversas maneiras, assim trazendo ao cliente a possibilidade de não só se ter com antecedência uma planilha quantitativa de gastos, mas também visualizar e tomar decisões estéticas e de design de interiores antes mesmo do empreendimento se encontrar pronto.

BIM para Grandes Empreendimentos
BIM para Grandes Empreendimentos / Fonte: BimWise

CONCLUSÃO:

Com seus múltiplos usos, os modelos BIM chegam ao mercado como uma força disruptiva, trazendo inovação e eficiência junto com eles. Nós da SpBIM utilizamos esse poder transformador no nosso cotidiano assim transformando o mercado. Por fim gostaríamos de trazer alguns dados que comprovam não só seus múltiplos usos mas a eficiência vantagem do modelo BIM. Em um estudo feito por Salman Azhar, Ph.D., A.M.ASCE onde foram analisados mais de 32 projetos que se utilizaram do modelo BIM para seu desenvolvimento foi constatado que se obtiveram, nesses projetos, até 40% de redução de custos, uma estimativa de custos com uma margem de erro de 3% comparado com métodos tradicionais, estimativas de custo até 80% mais rápidas, uma redução de gastos de 10% em valores contratuais graças a Detecção de Colisões (Clash Detection) , além de uma redução de 7% no tempo geral de desenvolvimento de projetos. Vale uma leitura sobre os artigos que a SPBIM escreveu sobre as dimensões do BIM como o BIM3D, BIM4D, BIM5D, BIM6D, BIM7D. Outro ponto relevante é a importância do documento do BIM Mandate (Manual de BIM) com o desenvolvimento por empreendimento do PEB  (Plano de Execução BIM), onde serão relevantes para a implantação do BIM no empreendimento e definições do Usos do BIM nos quais o projeto piloto BIM deverá atender. Profissionais como o BIM manager e Consultores BIM serão vitais e necessários nesta fase do processo.

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no print
Print

Deixe um comentário

ASSINE A NEWSLETTER