ASSINE A NEWSLETTER

Certificações BIM

Com o aumento do uso das tecnologias BIM (Building Information Modelling), avaliar as competências dos profissionais que atuam com o assunto é essencial para que o mercado garanta a qualidade e eficiência de seus serviços e produtos. Para as empresas, certificações são formas de demonstrar sua preocupação com os processos e, para os profissionais e projetistas, um diferencial na busca por oportunidades em vagas de emprego e promoções na área. Atualmente, com a divulgação do Decreto de Implementação BIM no Brasil, tal assunto ganha mais notoriedade, com a divulgação cada vez maior de normas e recomendações nacionais e internacionais.

PLANO DE EXECUÇÃO BIM SPBIM SÃO PAULO
Plano de execução BIM / Fonte: SpBIM

Dada a grande quantidade de agentes envolvidos na cadeia da construção civil, podemos destacar diferentes certificações BIM, conforme será apresentado adiante.

CERTIFICAÇÃO BIM PARA SOFTWARES

Existem inúmeros softwares (ferramentas) BIM, importantes para diferentes áreas de atuação, como edificações, urbanismo, infraestrutura, paisagismo, arquitetura, engenharia e interiores, por exemplo. Saber escolher qual software utilizar é importante para o projetista e a empresa, a fim de garantir os requisitos do cliente e compatibilização com os demais profissionais. Pensando nisso, a buildingSMART International, organização mundial que certifica se um aplicativo exporta e importa adequadamente o formato IFC, avalia os programas que garantem a interoperabilidade e o fluxo de trabalho BIM. Atualmente em 2021, existem dois tipos de Certificações IFC 2×3 e IFC4, para cada formato, seja importação ou exportação.
A título de exemplo, o Revit LT e Full da Autodesk tem a certificação para Importar e Exportar o IFC 2×3. Em termos de normalização, a referência para esse processo de Certificação é a ISO 16739 – Industry Foundation Classes (IFC) for data sharing in the construction and facility management industries.

ISO 16739 - IFC / Fonte: SpBIM
ISO 16739 – IFC / Fonte: SpBIM

CERTIFICAÇÃO BIM PARA EMPRESAS

Além de qualificar os softwares utilizados, as empresas buscam mostrar a qualidade de seus serviços prestados a partir de certificações específicas e próprias do setor. A experiência internacional mostra uma tendência do mercado em aderir a tais certificações. Por exemplo, o grupo BRE da Inglaterra emite certificados BIM para empresas projetistas e construtoras, seguindo processos de auditorias que visam verificar o nível de maturidade em BIM, além do atendimento às normas específicas do país como a

PAS 1192-2:2013 e PAS 91:2013. Dessa forma, as empresas que integram a indústria de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) poderão prestar serviços ao Governo Britânico, desde 2016 exige o emprego do BIM em obras públicas, tal qual o DECRETO BIM nº10.306 de 2020.

Exemplos semelhantes podem ser citados, como a experiência canadense da  CanBIM e STROMA, também na Inglaterra.

CERTIFICAÇÃO BIM PARA PROFISSIONAIS

Do ponto de vista do profissional BIM, podemos agrupar diferentes categorias para a certificação, com destaque para: os conhecimentos e competências dos processos descritos na ISO 19650 – Gestão da Informação, o uso de softwares específicos que utilizam BIM, e por fim aquelas direcionadas aos agentes de educação, permitindo ao profissional ministrar aulas.

A ISO 19650 – Gestão da Informação possui processos e fluxos de trabalho que originaram certificações diversas, como as principais:

A figura do BIM Manager (Gerente BIM) surge nessa categoria de certificação profissional, muito importante na implantação de processos internamente nas empresas do setor AEC.

SpBIM
Fonte: SpBIM

Quanto a segunda categoria, que abrange a proficiência no uso de software BIM, podemos citar como exemplo aquelas da Autodesk, classificadas em dois tipos: Autodesk Certified User e Autodesk Certified Professional, são essenciais certificações dos softwares BIM como o Revit, Infraworks, Civil 3D, Navisworks, Formit, BIM360, Revit MEP. Existem outras certificações como centros autorizados certificados da Trimble proprietária do Sketchup e o Trimble Connect, onde a SPBIM faz parte atualmente como consultor e centro de treinamento autorizado. Outra empresa que possui outras certificações é a Graphisoft de BIM Manager e Archicad por exemplo.

Autodesk
Fonte: Autodesk

Por fim, a terceira categoria contempla as certificações que são direcionadas aos agentes de educação, habilitando o profissional para ministrar aulas de software BIM em Faculdades, Pós-Graduação, workshop e trabalhar em cursos especializados, como os oferecidos pela SPBIM.

CONCLUSÃO:

Nós da SpBIM acreditamos que as certificações BIM, já usadas em diversos países e por muitos profissionais e empresas, são de extrema importância para a competitividade e maturidade dos projetistas e corporações do Brasil. Entendemos que tanto os processos, como o uso de softwares, são fundamentais para a consolidação e formação de uma cultura baseada na tecnologia, integração, qualidade e eficiência.

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no print
Print

Deixe um comentário

ASSINE A NEWSLETTER