Desenvolvida em Sunnyvale/Califórnia no ano de 2011 por Dave Gausebeck e Matt Bell com o intuito de explorar a inserção de hardware e Inteligência Artificial (IA) ao mundo construído, a Matterpor é uma das principais empresa no segmento do mapeamento de dados espaciais (captura 3D) com foco na digitalização e imersão do mundo construído. Com o foco de atuação da marca, baseia-se em desenvolver equipamentos e plataformas capazes de gerarem modelos digitais iguais ao real, a partir do mapeamento e registro fotográfico. Seus produtos destacam-se pela precisão e rapidez no levantamento do construído e têm sido usados para projetar, construir, operar, promover e compreender qualquer espaço.
De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela própria Matterport, seus produtos em relação ao levantamento manual, são capazes de reduzir o tempo em 50%.
E apesar de ser uma opção mais cara, em relação ao mercado, seus produtos são capazes de diminuir os custos em 20x referente ao ganho por precisão projetual, agilidade de mapeamento e facilidade de operação.
Atualmente a empresa é sedeada na Califória, mas vem ganhando espaço nas grandes metrópoles mundiais e já possui uma rede com mais de 250 profissionais e 6 escritórios físicos localizados em San Francisco, Chicago, Kansas, Londres e Cingapura.
PLATAFORMA MATTERPORT:
A plataforma Matterport ou Cortex AI é um processador de dados, similar à uma rede neural, que transforma a varredura scan em nuvens de pontos digitais. Para tal essa finalidade é necessário adquirir um plano Matterport que lhe concede permissão de uso. Após comprar a licença basta usá-la emparelhada com a câmera de um Iphone, ou qualquer outra câmera Matterport.
Além disso a plataforma é capaz de converter imagens 2D em 3D enquanto borra automaticamente o rosto de pessoas e escolhe as fotos e vídeos, referente ao levantamento, mais atraentes e nítidas. Resultando em um modelo preciso e capaz de converter até 360 imagens panorâmicas em um único espaço 3D. Como no exemplo da sede da SPBIM a seguir:
O uso do Cortex AI, funciona sob quatro pontos:
- CAPTURA: Registro fotográfico em imagens panorâmicas em HDR, georreferenciada e datada automaticamente pelo equipamento.
- PROCESSAMENTO: O processamento é feito em tempo real, juntamente com a captura e consiste na decodificação da imagem em renders com precisão dimensional.
- CUSTOMIZAÇÃO: Nesse ponto é necessário o apoio de um computador que tenha acesso ao Matterport Workshop, um app que customiza possíveis caminhos/tours virtuais, cria/trata imagens.
- PUBLICAÇÃO/EXPORTAÇÃO: Após as edições de customização e correção, pode-se geral um modelo final que consegue ser exportado para publicação ou para trabalho. No caso do pós produção em BIM, a plataforma possibilita a criação de uma nuvem de ponto que pode ser importada em softwares BIM tais como o Revit, Archicad, Sketchup, Vectorworks e o Navisworks.
Fonte: Exemplo da Utilização da Nuvem gerada pela Matterport no Revit | SPBIM
APLICATIVOS MATTERPORT:
- MATTERPORT CAPTURE: É um app disponível para aparelhos com câmera iOS, e que tem sido usado para levantamentos de pequeno porte. Para usá-lo é necessário baixá-lo e ativar a câmera e sincronizá-la ao Matterport cloud.
- MATTERPORT WORKSHOP: É um app de pós produção de levantamentos Matterport, ele possibilita customizar ambientes, inserir informações, pré configurações de possíveis intervenções(tags), e verificações de medições.
- MATTERPORT SHOWCASE: É uma espécie de app biblioteca, com foco na apresentação, visualização, armazenamento e exploração de espaços pós formatação.
- MATTERPORT VR: É um app para experiências em realidade virtual com digital twin ele é compatível aos óculos de imersão.
EQUIPAMENTO MATTERPORT: MATTERPORT PRO2
Usado principalmente em marketing imobiliário como em stands ou eventos, o Matterport PRO2 é uma câmera fotográfica com infravermelhos, conhecida pela alta resolução de imagem em interiores. Pois seu produto é usado para recriar plantas em foto, prontas para impressão, ou imersão com base nas fotografias e varreduras em infravermelhos.
Seu sistema máximo de operação gera uma nuvem com 8092 x 4552 pixels, possui tamanho de 230x260x110mm e peso de 5,44kg. Sua taxa de scan marca 4.000 pontos por face. O preço do equipamento em seu produto mais acessível, no dia de publicação desse artigo, estava em torno de U$ 3.400,00.
CONCLUSÃO:
A Matterport é uma renomada empresa dedicada a desenvolver tecnologias de hardware e Inteligência Artificial (IA) ao mundo já construído, e tem começado a adentrar o mercado nacional através de seus mapeamentos para reformas, intervenções e levantamento/acompanhamento das condições existentes como o As Built (Como Construído).
Nós da SpBIM usamos os produtos da Matterport para elaboração de nuvem de pontos e modelagem BIM, e acreditamos que a empresa se consolidará em mercado nacional nos próximos anos, devido sua facilidade de uso e acessibilidade de custos mediante o resultado apresentado.